
Produto Vetorial
1. Introdução
O produto vetorial é uma operação matemática fundamental que se aplica a dois vetores no espaço tridimensional ($R^3$) e resulta em um terceiro vetor. Diferente do produto escalar, que gera um número, o produto vetorial produz um novo vetor com direção, sentido e módulo bem definidos. Esta operação é amplamente utilizada em diversas áreas como física, engenharia e geometria.
2. Definição Formal do Produto Vetorial
Dados dois vetores $\vec{u}$ e $\vec{v}$ no espaço R³, o produto vetorial entre eles, denotado por $\vec{u} \times \vec{v}$, é um vetor que possui as seguintes características:
- Sua direção é perpendicular ao plano formado pelos vetores $\vec{u}$ e $\vec{v}$.
- Seu módulo é dado por $|\vec{u} \times \vec{v}| = |\vec{u}| \cdot |\vec{v}| · sen(\theta)$, onde $\theta$ é o ângulo entre os vetores $\vec{u}$ e $\vec{v}$
- Seu sentido é determinado pela “regra da mão direita”: ao posicionar os dedos da mão direita na direção do primeiro vetor e fechá-los na direção do segundo, o polegar estendido apontará na direção do produto vetorial
Formalmente, se $\vec{u} = (a_1, a_2, a_3)$ e $\vec{v} = (b_1, b_2, b_3)$, então:
$$\vec{u} \times \vec{v} =
\begin{vmatrix}
i & j & k \\
a_1 & a_2 & a_3 \\
b_1 & b_2 & b_3
\end{vmatrix}$$
Expansão do determinante:
$$\vec{u} \times \vec{v} =
i \begin{vmatrix}
a_2 & a_3 \\
b_2 & b_3
\end{vmatrix}
-j \begin{vmatrix}
a_1 & a_3 \\
b_1 & b_3
\end{vmatrix}
+ k \begin{vmatrix}
a_1 & a_2 \\
b_1 & b_2
\end{vmatrix}$$
Calculando os determinantes das matrizes 2×2:
$$\vec{u} \times \vec{v} = (a_2 b_3 – a_3 b_2)i + (a_3 b_1 – a_1 b_3)j + (a_1 b_2 – a_2 b_1)k$$
Esscrevendo suas componentes:
$$\vec{u} \times \vec{v} = (a_2b_3 – a_3b_2,a_3b_1 – a_1b_3 , a_1b_2 – a_2b_1)$$
2. Significado Geométrico
O produto vetorial tem um importante significado geométrico:
- Direção Perpendicular: O vetor resultante $\vec{u} \times \vec{v}$ é sempre perpendicular ao plano formado pelos vetores a e b.
- Área do Paralelogramo: O módulo $|\vec{u} \times \vec{v}|$ representa a área do paralelogramo que tem os vetores a e b como lados.
- Regra da Mão Direita: Para determinar o sentido do vetor resultante, utilizamos a “regra da mão direita”. Posicionando os dedos da mão direita na direção do primeiro vetor $\vec{u}$ e curvando-os na direção do segundo vetor $\vec{v}$, o polegar estendido indicará a direção do produto vetorial $\vec{u} \times \vec{v}$.
- Representação do Plano: O produto vetorial $\vec{u} \times \vec{v}$ pode ser interpretado como um vetor normal (perpendicular) ao plano determinado por a e b.
3. Aplicações em Geometria
Área do Paralelogramo
A área de um paralelogramo formado pelos vetores $\vec{u}$ e $\vec{v}$ é dada pelo módulo do produto vetorial $|\vec{u} \times \vec{v}|$.
Problema: Calcule a área do paralelogramo formado pelos vetores $\vec{u} = (2, 0, 3)$ e $\vec{v} = (1, 2, -1).$
Calculando o Produto Vetorial, temos
$\vec{u} × \vec{v} = (-6, 5, 4)$
O módulo desse vetor é:
$|\vec{u} × \vec{v}| = \sqrt{((-6)² + 5² + 4²) } = \sqrt{(36 + 25 + 16)} = \sqrt{77} ≈ 8,77$
A área do paralelogramo é aproximadamente $8,77$ unidades quadradas.
Vetor Normal a um Plano
O produto vetorial pode ser usado para encontrar um vetor normal a um plano determinado por três pontos.
Problema: Dados os pontos $A = (1, 0, 0)$, $B = (0, 1, 0)$ e $C = (0, 0, 1)$, encontre um vetor normal ao plano$ABC$.
Solução:
Vamos calcular dois vetores no plano:
$\vec{AB} = B – A = (0, 1, 0) – (1, 0, 0) = (-1, 1, 0)$
$\vec{AC} = C – A = (0, 0, 1) – (1, 0, 0) = (-1, 0, 1)$
O vetor normal ao plano é dado por:
$\vec{n} = \vec{AB} × \vec{AC}$
$\vec{n} = (-1, 1, 0) × (-1, 0, 1)$
$\vec{n} = (1, 1, 1)$
Portanto, um vetor normal ao plano $ABC$ é $\vec{n} = (1, 1, 1)$.
4. Aplicações em Física
Cálculo de Torque
O torque τ produzido por uma força F aplicada a uma distância r do eixo de rotação é dado por:
$τ = r × F$
Problema: Uma força $F = (0, 0, 5)$ N é aplicada no ponto $P = (3, 4, 0)$ m em relação à origem. Calcule o torque em relação à origem.
Solução:
Vetor posição: $r = (3, 4, 0)$ m
Força: $F = (0, 0, 5)$ N
Torque: $τ = r × F$
Aplicando a fórmula do produto vetorial:
$τ = (r₂F₃ – r₃F₂, r₃F₁ – r₁F₃, r₁F₂ – r₂F₁)$
$τ = (4·5 – 0·0, 0·0 – 3·5, 3·0 – 4·0)$
$τ = (20, -15, 0)S N·m
O torque resultante é $τ = (20, -15, 0)$ N·m.
Momento Angular
O momento angular L de uma partícula de massa m com posição r e velocidade v é dado por:
$L = m(r × v)$
Problema: Uma partícula de 2 kg está na posição $r = (0, 3, 0)$ m e move-se com velocidade $v = (4, 0, 0)$ m/s. Calcule seu momento angular em relação à origem.
Solução:
Massa: $m = 2$ kg
Posição: $r = (0, 3, 0)$ m
Velocidade: $v = (4, 0, 0)$ m/s
Calculando o produto vetorial:
$ r × v = (0, 3, 0) × (4, 0, 0) = (0, 0, 12)$ m²/s
Multiplicando pela massa:
$L = m(r × v) = 2 × (0, 0, 12) = (0, 0, 24)$ kg·m²/s
O momento angular é:
$L = (0, 0, 24)$ kg·m²/s.
5. Exercícios
Exercício 1: Calcule o produto vetorial $\vec{u} \times \vec{v}$ para os seguintes pares de vetores:
a) $\vec{u} = (1, 0, 0)$ e $\vec{v} = (0, 1, 0)$
b) $\vec{u} = (2, 3, 0)$ e $\vec{v} = (0, 0, 4)$
Exercício 2: Dados os vetores $\vec{u} = (3, 0, -2)$ e $\vec{v}= (1, 2, 4)$, calcule:
a) $\vec{u} × \vec{v}$
b) $\vec{v} × \vec{u}$
c) $|\vec{u} × \vec{v}|$
d) A área do paralelogramo formado por $\vec{u}$ e $\vec{v}$
Exercício 3: Área de um Triângulo
Considere os pontos $A=(1,−2,3)$, $B=(−1,4,0)$ e $C=(3,1,−5)$ no espaço tridimensional. Utilize o produto vetorial para calcular a área do triângulo formado por esses três pontos.
Dica: A área de um triângulo formado por três pontos A, B e C pode ser encontrada calculando a metade do módulo do produto vetorial de dois vetores formados pelos lados do triângulo, por exemplo, AB e AC.
Exercício 4: Vetor Normal
Dados os vetores $\vec{u}=(4,−1,2)$ e $\vec{v}=(−2,3,1)$, determine um vetor normal ao plano formado por esses dois vetores.
Exercício 5: Uma força F = (2, -3, 4) N é aplicada em um ponto P que está a uma distância r = (1, 2, 3) m da origem. Calcule:
a) O torque resultante em relação à origem
b) O módulo do torque
Exercício 6: Uma partícula de massa 3 kg move-se em uma trajetória circular de raio 2 m com velocidade constante de 5 m/s. Em determinado instante, sua posição é r = (2, 0, 0) m e sua velocidade é v = (0, 5, 0) m/s. Calcule o momento angular da partícula em relação à origem.